-
Arquitetos: Fox Johnston
-
Fotografias:Simon Wood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Arquitetura + cultura contemporânea
Construído em 1940 como escritórios comerciais da Paramount Studio, esse ainda icônico edifício Art Déco foi dilapidado extensivamente, redesenhado e restaurado pelos arquitetos do Fox Johnston durante um período de nove anos.
Ao edifício foi dado uma nova vida comercial e criativa emocionante por Barton e McCarthy, trabalhando com Don Cameron e Fearns Studio.
Um café contemporâneo e muito aplaudido, o cinema Golden Age e um bar intimista, uma loja de bicicletas japonesa, floricultura e um espaço da galeria juntos fazem um dos mais procurados destinos comerciais de Sydney: a combinação irresistível de arquitetura e cultura contemporânea.
Art Déco revivido & retrabalhado
Este projeto utilizou um edifício Art Déco bonito, mas inutilizável em seu interior, na cidade de Sydney e o restaurou extensivamente. Refeito e reconfigurado, foi "retornado ao povo" como um espaço vibrante de design, arquitetura, cinema, gastronomia e artes.
Built in 1940, Paramount House was Paramount Studio’s Sydney commercial offices, promotion & distribution centre, designed by architects Herbert, Wilson & Prior.
O nível mais baixo armazenava filmes e o depósito. Era um espaço interno apertado, escuro e completamente impraticável. Várias tentativas foram feitas para reutilizá-lo ao longo dos anos, com pouco sucesso.
Depois da reforma, o edifício Paramount Studios está agora na sua melhor forma - cheio de luz, de vida, de pessoas, de comunicação e de desempenho, como era originalmente.
Ao longo dos anos, muitos desses edifícios comerciais icônicos dos anos 1930 e 1940 foram removidos do uso público para fazer apartamentos privados e escritórios. Portanto, este projeto alcança um objetivo importante: ele mantém a forma Art Déco, mas lhe dá uma gama de novos usos potenciais, de acordo com o propósito original para o qual o edifício foi projetado.
Architecturally, we saw this project as more of an exercise in deconstruction than reconstruction. The architectural interventions are in some ways subtle. However, the new architecture is vital as it allows for a whole range of new and flexible uses: it now house a wonderful café, a boutique cinema and bar in the original screening room, a bike shop, a flower design business, and a gallery.
Primeiro, reconfiguramos uma nova entrada para o edifício, criando um grande espaço de galeria. Convertemos o pátio central em um espaço com teto de vidro, inundando o prédio de luz. Mantivemos os antigos depósitos de filmes que atualmente abrigam os serviços de manutenção para o novo edifício.
Todos os elementos que foram removidos ainda são legíveis, deixando uma declaração do edifício original.
O novo trabalho reconecta o prédio a rua e traz a luz natural e o ar.
Abaixo está a ex-sala de projeção de filmes, cuidadosamente restaurada e transformada em um cinema e bar intimista, evocando o glamour discreto da Idade de Ouro do cinema.
Patrimônio
As antigas instalações da Paramount Film Services na 80 Commonwealth Street Surry Hills foram projetadas pelos arquitetos Herbert, Wilson e Pyner e construídas em 1940 por HW Thompson and Co. O prédio abrigava os escritórios NSW no piso térreo, com os escritórios australianos no primeiro andar e teatro e sala de projeção no térreo.
A simpática inserção de elementos construídos modernos que referenciam a herança do edifício foi um elemento-chave na concepção do projeto e na interpretação do patrimônio, parte integrante da obra construída, em vez de uma sobreposição aplicada.
A forma significativa, fachadas e elementos interiores foram retidos e interpretados, incluindo elementos significativos diretamente relacionados com o uso anterior de escritórios dos filmes, como o ex-teatro e os equipamentos de projeção. A interpretação associada da história, o ex-uso e a importância do edifício também aumenta as oportunidades para a compreensão pública do local de uma sem a perda do uso original do edifício.
Sustentabilidade
Acreditamos que a abordagem mais sustentável para qualquer edifício é reutilizar e adaptar as estruturas existentes, de uma forma que seja flexível e que lhes permite adaptar-se a novos usos ao longo do tempo.
Nossa abordagem para o redesenho do edifício Paramount Studios é, portanto, conduzido por dois aspectos fundamentais: o desejo de manter e / ou reciclar o máximo da estrutura existente quanto possível, e em segundo lugar, a redução do consumo de energia através de uma bom desenho.
Então abrimos a lateral do edifício para a rua, aumentando significativamente o fluxo de ar fresco e proporcionando a ventilação cruzada. Uma grande clarabóia inunda o espaço central com luz, e grandes janelas emolduradas de aço abertas para a rua trabalham para reduzir a necessidade de aquecimento e refrigeração artificial.
Todos os materiais no local - tijolos, telhas, pisos - foram limpos e reciclados.